O PTB local que, mês passado, deixou a Frente Trabalhista de Marcelo Bisogno (PDT) e Fabiano Pereira (PSB) segue avaliando os cenários para a corrida eleitoral de 15 de novembro.
Leia mais colunas de Marcelo Martins
O presidente do partido, Jair Binotto, disse à coluna que mantém a disposição de que o partido esteja na linha de frente na disputa ao comando de Santa Maria. Segundo ele, a sigla "tem tamanho e tradição suficientes" para "disputar de igual para igual" com os demais:
- Estivemos, recentemente, reunidos com o prefeito Pozzobom. Antes, já conversamos também com o Cechin. Mas não são propostas que empolguem. Nossa ideia é um projeto de governo amplo que destrave Santa Maria.
Binotto afirma que, "se fosse hoje o dia de bater o martelo", o PTB iria disputar com nome próprio a eleição à prefeitura.
- Somos um partido com 2 mil filiados, somos grande. Há tantos aí que estão se colocando na disputa à prefeitura, não vejo porque nós não buscarmos o nosso espaço também. Temos nomes e quadros para isso.
O PTB, no momento, tem duas possibilidades ao optar por voo solo. Uma, seria o nome do próprio Binotto, que contabiliza passagens por várias administrações no Executivo municipal. E a segunda via, estaria em uma pré-candidatura com o vereador Ovidio Mayer, que, em 2008, concorreu como vice do então candidato Paulo Pimenta (PT).